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A importância das empresas sustentáveis

Segundo especialistas, o tema sustentabilidade tem se tornado cada vez mais recorrente nas empresas. Em pleno século 21, é difícil imaginar uma instituição que não esteja atenta a esses conceitos e que não os aplique no dia a dia. Para o professor associado da Fundação Dom Cabral, Leonardo Araújo, com um cliente e cidadão cada vez mais informado, as empresas precisam ter um papel cada vez mais consciente.

“Hoje temos um consumidor cada vez mais cidadão, com acesso amplo à informação. E esse consumidor está cobrando uma atuação cada vez mais global da empresa. Ela não pode, apenas, entregar um simples produto. O consumidor quer algo além disso. Ações sustentáveis são importantes não apenas para melhorar a imagem da empresa, mas também para aumentar a competitividade e o lucro dos negócios”, conta Araújo.

Baseado nas pesquisas, fica evidente que as empresas têm que cuidar dos produtos e das suas respectivas imagens, tanto para atrair mais consumidores quanto para atrair funcionários. “Se o produto for bom e a imagem dele também, haverá uma interação muito positiva nesse meio. A boa reputação é um artigo estratégico para reter funcionários, para haver uma boa relação com fornecedores, entre outros”, explica.

Aos poucos, as empresas estão incorporando os conceitos de sustentabilidade em seus discursos. No entanto, muitos acreditam que as gerações futuras tenderão a dar mais apoio a esse tipo de gestão sustentável. “Algumas organizações já têm esse discurso mais consistente e antecipam uma mudança, uma forma de pensar, de agir perante o comportamento do consumidor; outras deixam para agir perante uma reclamação externa. O que sabemos é que não dá mais para termos uma gestão fora dessa linha de sustentabilidade, e aí é importante observamos três vetores: a sustentabilidade econômica, a social e a sustentabilidade ligada às questões ambientais. Se não conseguimos resolver tudo de imediato, é preciso que pequenos ajustes sejam feitos ao longo do tempo”, resume Araújo.

Por que as novas gerações preferem se relacionar com empresas sustentáveis?

Os jovens desta geração, também conhecidos como Millennials (nascidos a partir do ano 2000), e da Y, cresceram escutando as discussões na mídia sobre impactos ambientais e conceitos de Sustentabilidade. Por isso, para eles o tema está mais suscetível ao engajamento do que para as outras gerações. Embora a Z ainda não tenha chegado ao mercado de trabalho, são imersos na tecnologia, crescem conectados à internet, chats, celular, e isso faz com que sejam imediatistas, discutam na escola e em casa, desde os anos iniciais, questões como consumo consciente, aproveitamento do tempo, separação de resíduos, meio ambiente, enfim, sobre diferentes temas ligados à Sustentabilidade.

Inquietos, informados e questionadores, eles não acreditam mais em ‘rótulos verdes sem conteúdo coerente’. Cobram que a Sustentabilidade esteja no cerne, na gestão da empresa e não apenas nas estratégias de comunicação e publicidade. O consumidor irá exigir cada vez mais que a Sustentabilidade faça parte dos processos, que a empresa esteja alinhada entre suas ações e a minimização de impactos, com a matriz da materialidade sendo uma análise norteadora. Como afirma Vanessa Cabral, diretora de Sustentabilidade da Agência Trio de Comunicação e Sustentabilidade, “As pessoas não compram mais guiadas por meros dados técnicos, mas inspiram-se pelos valores, causas e visões de mundo das empresas com as quais escolhem se relacionar. É dessa identificação que surge o relacionamento. Os consumidores pesam cada vez mais em suas decisões de compra. A responsabilidade do processo produtivo das empresas, analisando itens como ciclo de vida do produto, matéria prima utilizada, sua origem e impactos ambientais, econômicos e sociais inseridos na cadeia produtiva.”