Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Critérios e Vantagens da Qualificação SQF (Safe Quality Food)

A certificação SQF (Safe Quality Food) é um selo de segurança que indica que a produção alimentícia de uma empresa está de acordo com um padrão rigoroso de qualidade. A busca pelo certificado é uma solução adotada internacionalmente por muitos estabelecimentos para garantir a correta monitoração de seus produtos e para fortalecer a sua marca em meio ao mercado de consumo.

O selo traz vantagens valorosas para quem o possui, porém, primeiramente, deve-se cumprir uma série criteriosa de requisitos para consegui-lo. Para entender a exigência, é preciso destacar que o SQF compreende todas as etapas de produção — desde a plantação até a preparação para o consumo. Assim, o padrão de qualidade é elevado e extenso o suficiente para garantir um controle efetivo da forma mais abrangente possível.

Abaixo, é possível conferir algumas das exigências com as quais sua empresa deve estar a par para obter a certificação SQF:

  • Controle de Documentos e Registros: A empresa deve possuir um plano de ação concreto que será utilizado para atender aos requisitos do Código de Qualidade SQF. Neste plano, devem constar os métodos estatísticos de controle de processo, as ferramentas que serão utilizadas, o organograma da instalação e um resumo das políticas de qualidade.
  • Treinamento de Funcionários: Para a implementação do plano de ação desenvolvido, a responsabilidade da empresa é executar um programa de treinamento que possa capacitar seus funcionários para a ação nas diferentes linhas de atuação.
  • Especificação e Desenvolvimento de Produto: É preciso validar (através de testes específicos) e documentar, com atualizações constantes, as especificações dos alimentos tanto em matéria-prima quanto em material de embalagem. Dessa forma, registra-se o processo de fabricação e as informações de conservação necessárias para a projeção de rótulos dos produtos.
  • Sistema de Qualidade dos Alimentos: Se faz necessária a elaboração e a implementação de um plano de qualidade dos alimentos. O seu desenvolvimento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar e precisa traçar as medidas efetivas de controle que irão identificar os riscos à integridade do produto em todas as suas etapas e processos associados.
  • Verificação do Sistema de Qualidade: Todas as atividades de controle de processo e de análise de qualidade devem ter a sua eficácia garantida por um esquema de verificação. Isso garante que todos os requisitos estão sendo cumpridos e implementados na íntegra.

Cumprindo esses e os demais critérios exigidos para a obtenção do certificado SQF, a sua empresa estará em conformidade com o padrão de qualidade e poderá desfrutar dos benefícios trazidos pelo selo. Alguns deles são:

  • Garantia de segurança nos processamentos de produto e de qualidade dos alimentos fornecidos pela empresa.
  • Preparação constante para lidar com as eventuais mudanças de regulamentação ao contar com um eficiente planejamento interno.
  • Aumento do alcance de mercado por conta do reconhecimento da qualidade e da credibilidade da produção.
  • Riscos reduzidos de retrabalhos e insatisfações do mercado consumidor ao se manter atento com às ameaças que podem surgir na produção.
  • Redução, também, de possíveis gastos desnecessários e de desperdícios nos materiais de produção.
  • Fortalecimento da imagem da empresa perante o mercado e os clientes, devido ao valor encontrado na qualidade dos produtos.

É um trabalho complexo e árduo, mas que atribui um nível de competência capaz de gerar o destaque de sua empresa no mercado.

Para mais informações, é possível consultar o Código SQF na íntegra clicando aqui.

Fonte: SQF Institute.