Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Cuidados com congelamento e descongelamento de carnes

O congelamento é uma forma de conservação muito utilizada pelas cozinheiras e cozinheiros para aumentar a vida útil de alimentos, tanto crus quanto já pré-cozidos ou pré-preparados. Porém essa atividade, assim como o descongelamento, exige alguns cuidados básicos para garantir a segurança da conservação do alimento e evitar a ocorrência de doenças.

No caso de carne congelada, embutidos e peixe, alguns problemas podem ocorrer durante o processo de degelo, como a perda de qualidade e contaminação por germes. Durante esse processo, alguns riscos são ignorados, mas são muito importantes.

Abaixo listamos perigos e atividades muito comuns que você talvez faça com frequência durante o descongelamento, mas que precisa evitar.

1) Descongelar em temperatura ambiente

A temperatura ambiente incentiva o crescimento de microrganismos durante o processo de descongelamento. Portanto, o ideal é que o processo seja feito  dentro da geladeira, pois a temperatura é, no máximo 4°C ou 5° C e nessa temperatura não há multiplicação dos patógenos e nem produção de toxinas.

2) Cuidado com grandes porções

Quanto maior for o item, maior o tempo de descongelamento. Isso pode trazer riscos, pois germes poderão se multiplicar nas extremidades já descongeladas, enquanto os alimentos ainda seguem congelados no meio.

3) Fique atendo ao líquido do degelo

Durante o degelo, a água absorvida pelos produtos será liberada. Este líquido é uma fonte de germes, por isso o ideal é não deixar a carne ou o peixe mergulhados nele. O recomendado é descongelar em uma peneira sobre uma bandeja ou tigela.

4) Não recongele

Os produtos crus que foram descongelados devem ser preparados o mais rápido possível e não devem ser recongelados, isso porque aumenta o risco de contaminação e essa, por sua vez, pode ocasionar infecções gastrointestinais graves. Somente se a comida estiver bem cozida, ela poderá ser colocada no congelador de novo.

Fonte: Portal UOL / Alimentos Sem Mitos / El País / Blog Tudo Gostoso