Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao Desperdício.

Já se perguntou se você faz a sua parte no que diz respeito ao desperdício de alimentos? No post de hoje, destacamos a iniciativa do ONU em Genebra ao lançar campanha contra o desperdício de alimentos. O Brasil foi representado pelo presidente da Roteiros de Charme, Helenio Waddington. Boa leitura, e faça a sua parte!

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançaram na última terça-feira (22) a campanha global contra o desperdício de alimentos Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao Desperdício. Dados apresentados pela organização apontam que mais de um bilhão de toneladas de alimento são desperdiçadas no mundo a cada ano.

O lançamento, ocorrido em Genebra, na Suíça, teve a participação de Helenio Waddington, presidente da associação Roteiros de Charme, que reúne 59 hotéis sustentáveis no Brasil. Em seu discurso, o dirigente ressaltou a importância de o setor turístico brasileiro abraçar a causa e apontou iniciativas já adotadas pelos membros da associação. “Nossa meta é conseguir reaproveitar 95% da sobra dos alimentos dos hotéis até 2015”, disse.

De acordo com Helenio, 86% dos hotéis da associação já adotam medidas para reduzir o desperdício, transformando as sobras das refeições em produtos renováveis, como compostagem. “Considerando que 1/3 da população mundial não tem um dólar por dia para gastar em comida e que o setor de hospitalidade, em particular a hotelaria, é responsável por 1/3 do consumo de comida, vamos mergulhar de cabeça nesta campanha”, disse Waddington.

Entre outras iniciativas, o portal da campanha da ONU (www.thinkeatsave.org) vai reunir informações e dicas para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos. Além disso, serão promovidas ações de alerta para o consumo consciente, visando atingir consumidores, comerciantes e atores da área gastronômica e de hospedagem. O nome da campanha (em inglês “Think. Eat. Save. Reduce your Foodprint) faz referência ao termo ‘Footprint,’ usado para medir as pegadas de carbono.

Crédito: revista hotel news