Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


A diferença entre garantia e controle de qualidade

Muitos acreditam que a Garantia e o Controle da Qualidade são a mesma coisa. Mas, na realidade, são um conjunto de atividades bem diferentes, afinal, cada uma possui seu foco e objetivos específicos. E você, sabe qual é a diferença entre Garantia da Qualidade e Controle da Qualidade?

De acordo com a NBR ISO 9000-2005, controle da qualidade é parte da gestão da qualidade, focada no atendimento dos requisitos da qualidade, ou seja, é responsável por fiscalizar, controlar e tem como objetivo avaliar se a especificação está ou não sendo atendida. Já garantia da qualidade é a parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos, portanto, é uma área mais abrangente, está relacionada ao atendimento dos requisitos de qualidade no processo como um todo (produção, pessoas, equipamentos, demais departamentos).

Dentro de uma indústria, o setor de Garantia de Qualidade será responsável por verificar e garantir que as políticas e procedimentos de todas as áreas envolvidas no sistema de gestão da qualidade, estão sendo cumpridos. Já o Controle de Qualidade, é responsável por analisar se as matérias-primas e produtos acabados estão atendendo a especificação.

Mas se você ainda não entendeu, tem uma maneira ainda mais prática: o controle de qualidade é um processo reativo, que visa consertar o que deu errado; a garantia é proativa, visa garantir que nada saia errado.

Fonte: Blog da Qualidade / Blog Soft Expert / Food Safety Brazil