Armazenamento de alimentos congelados
O congelamento é um método eficiente para garantir a conservação dos alimentos. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que a saúde e qualidade do produto não seja afetada.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a temperatura de armazenamento deve obedecer alguns critérios, já que a temperatura delimita o quanto alguns microrganismos irão se reproduzir. Dessa forma, é possível estabelecer índices para que o risco de contaminação seja o menor possível. Além disso, a agência defende que alimentos submetidos ao congelamento sejam mantidos sob refrigeração se não utilizados de imediato, não devendo passar por congelamento novamente.
Quais produtos podem ser armazenados em baixa temperatura?
De certa forma, quase todos os alimentos podem ser armazenados em baixa temperatura, exceto alguns mais característicos, como o ovo, que só cabem bem nessa situação quando submetidos a processos peculiares.
Dicas para congelar os alimentos corretamente
• Leve o produto para congelamento em embalagens próprias para isso, como potes ou sacos plásticos, pirex ou travessas com tampa de vidro temperado.
• Sempre coloque a data na embalagem para ter controle do tempo de armazenamento.
• Organize os congelados mais antigos à frente, para que sejam usados primeiro.
• Ocupe no máximo ¾ da capacidade do seu congelador ou freezer. Quando o espaço está completamente lotado, o ar não circula.
Hora de descongelar
Para que os alimentos voltem ao estado natural com o mesmo sabor e a mesma textura, é preciso tomar alguns pequenos cuidados. Importante só tirar o alimento do freezer quando for usá-lo e tentar consumi-lo em até 24 horas. No caso de frutos do mar, eles aguentam no máximo 12 horas depois de descongelados.
• No refrigerador: ideal para aves e carnes cruas, pois o processo é mais lento. Descongele-as somente até que um palito possa ser inserido no interior. O alimento deve estar frio, mas sem gelo, antes de ser cozido.
• No forno ou fogão: indicado para todos os pratos prontos, como assados, ensopados e vários tipos de molhos.
• No micro-ondas: antes de levar qualquer alimento ao micro-ondas, consulte o manual de instruções do seu aparelho, porque a programação do descongelamento pode variar de uma marca para outra. Ao levar o prato ao forno, mantenha a embalagem do alimento bem tampada. Isso evita que a comida fique com aquele jeitão ressecado ou respingue no seu aparelho, fazendo aquela sujeira.
Fonte: Anvisa / Claudia Online / Info Escola / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)