Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Como aproveitar somente o lado bom do ar-condicionado?

Se vc vive em um lugar de altas temperaturas, dificilmente vai abrir mão do ar-condicionado. Quem pode, não abre mão em nenhum ambiente, seja em casa, na academia, no trabalho ou dentro do carro. Mas quem é mais sensível, já sente os sintomas comum da exposição: espirros, coriza, garganta irritada, sinusite e tosse, por exemplo.

Porém, segundo os médicos, esses sintomas não são necessariamente provocados pelo frio, mas pelo uso inadequado do aparelho. Com uma manutenção periódica e cuidados simples, dá para aproveitar somente o que o ar-condicionado tem de bom. “Passamos de 90% a 98% da vida em ambientes fechados. Por isso é importante que cuidemos da qualidade do ar nesses locais”, afirma Fábio Morato Castro, presidente da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Assim, a manutenção deve ser levada bastante a sério. Quem usa ar-condicionado deve sempre limpar e trocar o filtro seguindo a orientação do fabricante, isso vai garantir um ar de qualidade e livre de contaminações. Em ambientes coletivos, é preciso cobrar dos chefes e dos responsáveis pela segurança no trabalho essa manutenção. A temperatura ambiente deve se manter entre 20°C e 24°C, mas há sim, gente extremamente sensível ao frio e essas pessoas devem ser abordadas de maneira diferente e com outra atenção. Se alguém fica doente com frequência, o ideal é um aparelho que promova a renovação do ar pois, sem circulação, o resto das pessoas pode ser contaminado.

Outra recomendação para quem vive sob o ar gelado é se hidratar bastante. O ar frio também é seco, beber água é fundamental, uso de soro fisiológico nas narinas também ajuda. O problema com o ar-condicionado é o ressecamento das mucosas, o que facilita a entrada dos agentes patogênicos. Mas tratando a situação de forma personalizada e fazendo sempre a manutenção adequada do aparelho, não haverá problemas.