Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Como evitar a contaminação cruzada

Você sabe como acontece a contaminação cruzada? Ela pode acontecer em atos simples, como cortar um frango cru e utilizar a mesma faca, sem lavar para manusear outros alimentos. Essa é apenas uma das maneiras que leva à proliferação de microrganismos indesejados, que podem ser agentes na transmissão de doenças.

Os alimentos crus de origem animal são os mais propensos a serem contaminados, especificamente carne e aves cruas ou mal cozidas, ovos crus ou levemente cozidos, leite não pasteurizado (cru) e frutos do mar crus. Porém, apesar da maior probabilidade, qualquer alimento pode acabar contaminado, durante o preparo, por isso é importante tomar alguns cuidados importantes.

Listamos algumas dicas que podem te ajudar:

• Higienize os locais e utensílios várias vezes ao dia
É importante haver limpeza e organização em todos as etapas, pois assim como os equipamentos precisam estar higienizados, chão e panelas, por exemplo, também precisam.

• Mantenha um esquema de limpeza
Prevenção é a melhor forma de evitar contaminação. Usar equipamentos específicos para manusear alimentos, prender o cabelo e usar uma touca e principalmente lavar as mãos com frequência são muito importantes.

• Cuidado com os armazenamentos
Armazene alimentos de origens diferentes em vasilhames diferentes, ou até mesmo em separações diferentes no refrigerador.

• Tenha higiene no manuseio dos alimentos
Coloque alimentos crus ou cozidos em recipientes limpos, faça a utilização ou higienização correta de utensílios para cada preparo, como facas e tábuas, na manipulação de alimentos crus e cozidos. Além disso, retire as partes não íntegras dos alimentos, pois pedaços que não estão muito bons podem ser indícios de bactérias ou algo do tipo, por isso é importante tirá-los. Proceda a limpeza de todo material sempre que possível.

Fonte: Anvisa / G1 / Portal Terra