Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Como reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos

A maioria dos alimentos no Brasil contam com agrotóxicos na produção, que atuam para controlar e combater a proliferação de pragas, ervas daninhas e possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. Então, a chance de encontrar no supermercado, legumes, hortaliças e frutas com agrotóxicos é enorme.

Por conta de seu valor mais elevado, os alimentos orgânicos, livres de pesticidas, infelizmente, não são uma opção viável para todo mundo. Portanto, o que pode ser feito é tentar reduzir o excesso dessas substâncias químicas nos alimentos que compramos no mercado. Algumas atitudes simples podem ser feitas em casa, como:

• Lave em água corrente com esponja e detergente neutro
Lavar bem os alimentos ajuda a diminuir o excesso de resíduo que está na superfície. No entanto, é preciso frisar, que não é possível eliminá-lo completamente, pois, segundo a Anvisa, alguns produtos conseguem penetrar no interior de folhas e polpas.

• Coloque os alimentos de molho em água clorada
Importante deixar os alimentos de molho por até 30 minutos. Após esse tempo, volte a lavar os alimentos em água corrente para eliminar resíduos.

• Priorize os alimentos de produtores locais
Os alimentos que vêm de outras regiões e percorrem distâncias muito longas são normalmente pulverizados pós-colheita e possuem mais resíduos de agrotóxicos.

• Escolha alimentos da estação
Quando está “na época” de determinado alimento, tende a receber uma carga menor de agrotóxico e, além disso, são mais baratos.

• Retire a casca dos alimentos
Geralmente essa é a parte com maior concentração de agrotóxicos, portanto, se o consumo das cascas não for necessário, evite. Com relação aos maços de verduras, retire as folhas externas, pois elas concentram maior quantidade de agrotóxico.

Quando se trata das carnes bovina, suína, de porco e de peixe, e do leite, o único método que garante uma ingestão menor de resíduos de medicamentos veterinários, é por meio do cozimento. Como o grupo de antibiótico das amoxicilinas, são sensíveis ao calor, podem ser eliminados em altas temperaturas. Além de retirar resíduos, o fogo mata bactérias e evita a salmonela.

Fonte: Inca / G1 / Catraca Livre