Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Consequências do descarte irregular de lixo

Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Anualmente, são produzidos cerca de 2 bilhões de toneladas em todo o planeta e esse número só cresce. No Brasil, diariamente, acumulam-se mais de 130 mil toneladas de resíduos.

Uma cidade limpa preserva o meio ambiente e, por consequência, oferece mais qualidade de vida aos seus moradores. A coleta de lixo, além de todos os outros serviços de limpeza urbana, evita o entupimento de bueiros, a proliferação de ratos, baratas e outros insetos e reduzem a poluição das águas dos rios e do mar.

Em nosso país, a população em geral não apresenta uma cultura de interesse no destino dos resíduos. As pessoas não pensam na preservação dos recursos naturais e não têm interesse nos mecanismos de eliminação, a menos que eles representem uma ameaça para a saúde. No entanto, devemos lembrar que somos todos consumidores e responsáveis pelos resíduos que geramos em relação à qualidade e à quantidade. Portanto, também temos um papel fundamental na geração de resíduos e em seu destino final.

Lixo e seu impactos ambientais

Contaminação de solo
A presença de óleos, solventes, gorduras, metais pesados e ácidos, entre outros resíduos contaminantes, alteram as propriedades físicas, químicas e do solo, podendo representar um grande risco à população. Se tratando de óleo, também podemos destacar o descarte incorreto de óleo de cozinha. Quando despejadas nos cursos d’água, um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, causando descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies.

A poluição do ar
Os resíduos sólidos abandonados em lixões a céu aberto deterioram a qualidade do ar que respiramos por causa da queima e da fumaça, além de vetores (insetos, roedores e pequenos animais) que ocasionam incômodos e podem disseminar doenças. Além disso, a degradação da matéria orgânica dos resíduos produz uma mistura de gás conhecida como biogás, composta principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2 e CH4), conhecidos como gases efeito estufa (GEE).

A contaminação da água
A água da superfície é contaminada pelo lixo que jogamos em rios e canais. Em lugares onde há concentração de resíduos líquidos (lixiviados e chorume) há contaminação do solo e das águas subterrâneas. A descarga de resíduos em córregos e canais abandonados em vias públicas, também pode ocasionar a obstrução de redes de esgotos. Na época de chuvas, provoca inundações que podem causar a perda de bens materiais e, o que é pior, vidas humanas.

Como resolver o problema
Para que o lixo não seja um problema para a sociedade, é necessário realizar o descarte correto. Atualmente a gestão de resíduos é feita através da reciclagem, compostagem, aterro sanitário ou incineração. É importante que os resíduos não sejam descartados incorretamente, que sejam levados para aterros sanitários ou submetidos aos processos anteriormente citados. Além disso, também é necessário educar a sociedade sobre o lixo e seu impacto ambiental e a necessidade de reduzir o consumo de matérias primas e energia.

Fonte: Mundo Educação UOL / Sabesp / Portal Mega Curioso / Fiocruz / Recicla Sampa