Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Cuidados com manutenção do ar condicionado diante à pandemia do Covid-19

O Coronavírus se mostrou uma doença perigosa e de alto contágio. Durante esse período de quarentena, muitas pessoas se questionaram sobre a segurança no uso de aparelhos de ar-condicionado em ambientes fechados.

O equipamento é uma ferramenta imprescindível para o funcionamento de empresas de grande, médio e pequeno porte, como hospitais, supermercados, farmácias e tantos outros. A climatização proporciona conforto e contribui para a saúde e produtividade de funcionários, produtos, equipamentos e consumidores.

Dessa forma, a higienização adequada e constante é extremamente importante como forma de garantir o bem estar de todos que estiverem em contato com o equipamento. Na ausência de uma limpeza cuidadosa, a qualidade do ar pode ser prejudicada, agravando doenças respiratórias e permitindo que o ambiente se torne propício à poluição e agentes de contaminação.

Diante do cenário de pandemia, a Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) vem destacando algumas medidas preventivas para garantir o funcionamento de um ambiente com segurança, controle do contágio por meio do vírus, e, principalmente a garantia de uma qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas.

Quatro itens são determinantes para que se garanta a qualidade do ar a ser respirado:

Renovação do Ar – ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes;

Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19;

Controle de temperatura e umidade – fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19;

Monitoramento da qualidade do ar –  manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.

Com o retorno das atividades, é ainda mais importante a higienização frequente dos filtros dos equipamentos de ar condicionado nos ambientes. Visto que muitos estabelecimentos ficaram por muito tempo fechados, dessa forma, a qualidade do ar pode não estar adequada. A manutenção ajudará a eliminar materiais orgânicos que estejam presentes nas tubulações e filtros.

A periodicidade deve ser definida de acordo com as necessidades e os processos mantidos conforme determinados pelos órgãos responsáveis. O recomendado é que esse serviço seja feito por profissionais habilitados para a função. 

Fonte: ABRAVA/UOL/Portal Minha Saúde