Cuidados para evitar a contaminação cruzada
Muitas pessoas ainda não entendem o que é a contaminação cruzada e como o simples ato de cortar um frango cru e reutilizar a mesma faca em outros alimentos, sem lavar, pode trazer riscos à saúde. É que alimentos como carnes cruas e vegetais não lavados corretamente apresentam uma série de microrganismos causadores de doenças, que eventualmente são transferidos aos alimentos prontos.
Os alimentos crus de origem animal são os mais propensos a serem contaminados, especificamente carne e aves cruas ou mal cozidas, ovos crus ou levemente cozidos, leite não pasteurizado (cru) e frutos do mar crus. Porém, apesar da maior probabilidade, qualquer alimento pode acabar contaminado, durante o preparo, por esse motivo alguns cuidados devem ser levados em consideração e estabelecimentos que atuam no setor de alimentação devem manter boas condições e higienização satisfatória.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para serem aplicadas no seu estabelecimento ou em casa que podem ajudar a evitar a proliferação de microrganismos indesejados, que podem ser agentes na transmissão de doenças.
• Mantenha um esquema de limpeza
Se prevenir é a melhor forma de evitar qualquer contaminação. Usar equipamentos específicos para manusear alimentos, prender o cabelo e usar uma touca, lavar as mãos com frequência e se necessário, fazer uso de luvas durante o manuseio dos alimentos.
• Higienize os locais e utensílios várias vezes ao dia
É importante haver limpeza e organização em todos as etapas, pois assim como os equipamentos precisam estar higienizados, chão e panelas, por exemplo, também precisam seguir a mesma linha.
• Da mesma forma com os alimentos: você pode comprar produtos de ótima qualidade, mas se não souber armazená-los adequadamente nada adiantará.
- Armazene alimentos de origens diferentes em vasilhames diferentes, ou até mesmo em separações diferente no refrigerador;
- Coloque alimentos crus ou cozidos em equipamentos limpos;
- Higienize as mãos entre as manipulações e antes de começar o trabalho;
- Utilização ou higienização correta de utensílios para cada preparo, como facas e tábuas, na manipulação de alimentos crus e cozidos;
- Retire as partes estragadas dos alimentos. Os pedaços que não estão muito bons podem ser indícios de bactérias ou algo do tipo, por isso é importante tirá-los;
- Lave tudo em água corrente.
Fonte: Anvisa / G1 / Portal Terra
