DBO e DQO – O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), conhecido também como Demanda Biológica de Oxigênio, é a quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em determinada amostra de um efluente como, por exemplo, o esgoto doméstico e o industrial. É o parâmetro mais utilizado para medir o nível de poluição das águas uma vez que esses microrganismos (bactérias aeróbias, por exemplo) realizam a decomposição da matéria orgânica no meio aquático por meio de processos oxidativos, sobretudo pela respiração.
É um importante parâmetro para dimensionar e indicar a eficiência das Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). Isso porque, ao se comparar a DBO do esgoto bruto e do efluente final é possível verificar se a matéria orgânica está sendo consumida e se o descarte não vai causar nenhum desequilíbrio.
A Resolução n°.43 do Conama determina que haja uma redução mínima de 60% na DBO de um efluente antes que ele seja lançado no corpo receptor. O teste para avaliar se esse objetivo foi atingido consiste em medir a concentração de oxigênio dissolvido na amostra e observar seu decaimento 5 dias após a incubação a 20°C.
As Estações de Tratamento de Efluentes devem atuar para reduzir a carga orgânica e, consequentemente, a DBO. Por essas razões, o tratamento biológico de efluentes deve ser conduzido com atenção. Afinal, um efluente contaminado provoca alterações nas características naturais de um corpo d’água, atingindo a saúde da flora, da fauna e também da população humana. Portanto, monitorar a DBO e adotar medidas para sua redução são atitudes essenciais em uma ETE.
Já a Demanda Química de Oxigênio (DQO) é um parâmetro necessário nos estudos de qualidade das águas e tratamento de efluentes que representa a fração química da água ou efluente. Esse procedimento nos diz quanto de oxigênio é usado para degradar a matéria orgânica em meio ácido. Seus valores são geralmente maiores que a DBO, pois devido ao uso de produtos químicos no teste, partes biodegradáveis e não biodegradáveis são consumidas
Realizar o teste de DQO é importante para a determinação da efetividade do tratamento dos efluentes. Ajuda a diagnosticar e identificar problemas no tratamento até então vigente. É, assim como a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), uma das melhores formas de entender o nível de poluição em que o efluente se encontra.
A DQO, mesmo não tendo valores regulamentados pela CONAMA 430, ainda é um padrão de grande relevância nos estudos envolvidos com a qualidade da água. É um teste que demanda pouco tempo e que resulta na quantidade de O2 necessária para a estabilização da matéria orgânica do respectivo meio.
Para atender a legislação e preservar o meio ambiente, é muito importante saber como gerenciar a qualidade das estações de tratamento da sua empresa. Entre em contato com a conosco para o monitoramento ambiental de seus efluentes e corpos d’água:
📞 (21) 2613-1636 / (21) 97175-1636
📧 comercial@labmattos.com.br
https://www.fusati.com.br/o-que-e-demanda-bioquimica-de-oxigenio-dbo/
https://pdmadvocacia.com.br/site/dbo-o-que-e-e-qual-sua-importancia-para-o-tratamento-de-esgotos/
http://conama.mma.gov.br/
http://www.obyambiental.com/dqo/