Dicas para diminuir o desperdício de alimentos
O desperdício de alimentos é um problema muito comum. Quando se trata de restaurantes, isso se torna ainda maior.
Infelizmente, é praticamente impossível que um negócio tenha zero perdas, independentemente do ramo. Só que é sim possível reduzi-las! No caso dos restaurantes, uma medida importante é uma reeducação geral, instruindo todos os profissionais para que trabalhem com o objetivo de reduzir o desperdício.
Preparamos algumas dicas que vão facilitar a sua vida para diminuir a quantidade de insumos que vão para o lixo. Confira:
1) Identifique os gargalos de desperdício de alimentos em seu restaurante
O primeiro passo para a redução do desperdício é entender de onde ela vem. Se acontece no modo de preparo, manipulação dos alimentos, nas porções dos pratos mal planejadas ou quem sabe na previsão de demanda que o estabelecimento teria ao fim do dia.
2) Avalie quais são os grandes vilões do desperdício
Além do momento no qual o lixo é produzido, é importante observar quais alimentos são mais desperdiçados. Isso pode definir se a quantidade estocada tem sido além da necessária e até quem sabe seja importante uma reformulação no cardápio e remoção do ingrediente.
3) Use dados para comprar melhor
Não se deixe levar por promoções: comprar insumos demais pode significar gastar dinheiro em coisas que você não vai usar e irão para o lixo. A melhor forma de comprar é usar o histórico de consumo do seu restaurante.
4) Treine seus funcionários sobre técnicas de redução do desperdício
Às vezes, o desperdício de alimentos está na forma como são manipulados e preparados: o modo de descascar, cortar ou cozinhar. Por isso, é importante investir em qualificações sobre como aproveitar ao máximo cada insumo e como prepará-lo adequadamente.
5) Organize seu estoque
Importante estar atendo ao prazo de validade dos produtos. Deixe mais para frente os produtos que chegaram há mais tempo e estão com prazo de validade mais curto. Identifique rapidamente os produtos que estão próximos do fim do prazo de validade e procure utilizá-los em suas receitas ou oferecer promoções dos pratos onde são utilizados.
Fonte: Sebrae / Portal ConnectPlug / WWF Brasil
