Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Doenças: o que a qualidade da água tem a ver com elas?

Controle de qualidade da água é de extrema importância no combate a diversas doenças. Entenda o porquê!

Com a grave crise na qualidade da água distribuída para a cidade do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense, houve um aumento expressivo no número de casos de diarreia, gastroenterite e vômitos, bem como relatos de uma água barrenta, com cor e gosto de terra. Portanto, deve-se ter precaução quanto ao uso desta água para atividades domésticas.

Gabriela Grijó, analista de qualidade do Grupo Mattos e Mattos, esclarece quais são os cuidados essenciais quanto ao uso correto desse recurso.

“A utilização de filtros nas torneiras, higienização de caixas d’água e cisternas com os devidos sanitizantes e proporções adequadas quando tiverem, realizar a cloração da água após a higienização do reservatório e a utilização de água fervida são procedimentos de suma importância”, explica a analista.

A solução da água mineral

O uso da água mineral como fonte imediata de consumo passou, então, a ser a opção mais viável, a alternativa mais segura. De acordo com a especialista, é preciso estar sempre atento à qualidade da água e, nesse contexto, a água mineral surge como grande aliada.

“Além de hidratar com qualidade, ela também carrega uma série de minerais que contribuem para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo”, destaca.

Cuidados na aquisição de uma água de origem industrial

• Conferir se a distribuidora é licenciada pela ANVISA;
• Higienização das bombonas que comportam os galões de água mineral antes da ingestão;

Doenças oriundas por ingestão de água contaminada surgem quando a água não passa por tratamentos de limpeza e de purificação que eliminem microorganismos que contaminam a água. A contaminação pode acontecer pelo contato direto com esgoto, enchentes, devido à ingestão acidental de água contaminada ou através do consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.

A garantia da qualidade da água é relativa, devendo ser avaliado uma gama de fatores que comprovam essa garantia à população, como a certificação da empresa fornecedora, a transparência de laudos que comprovam que seus parâmetros exigidos na Portaria de Consolidação nº 5 /2017 estejam dentro do previsto, etc.

O Grupo Mattos & Mattos trabalha para que os padrões estabelecidos pela ANVISA sejam respeitados e para que seu bem-estar seja garantido. Para análises de água, confie em uma empresa com quase 60 anos no mercado e presente em 22 dos estados brasileiros. Contate-nos.