Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Formas corretas de consumir o gelo

Seja em lanchonetes, restaurantes, na casa de amigos e parentes ou até mesmo na sua própria casa, você sabe avaliar se o gelo que está consumindo é seguro? A água é uma das principais fontes de contaminação para as doenças transmitidas por alimentos, estando em 5º lugar no ranking do Perfil Epidemiológico realizado entre 2000 e 2017 e divulgado em 2018 (Distribuição dos alimentos incriminados em surtos de DTA. Brasil, 2000 a 2017).

Algumas pessoas possuem o hábito perigoso de utilizar a água diretamente da torneira. Apesar do sistema de tratamento público de água brasileiro ser seguro, não se deve manter esse hábito. As tubulações, que geralmente são antigas, podem transportar sujidades e microrganismos com a água do seu tratamento até o ponto de consumo.

Para a geração de gelo ou para qualquer forma de ingestão, o uso de água filtrada ou mineral é imprescindível e alguns cuidados devem ser seguidos estritamente para preservar a potabilidade da água. É necessário que os filtros de água estejam com a manutenção preventiva correta, sendo feita a troca do elemento filtrante no período ideal.

O bocal do filtro também deve ser sempre higienizado com álcool 70% ou solução de hipoclorito de sódio. Agora, quando falamos da utilização da água mineral, é preciso garantir que a água seja de um fornecedor seguro. Procurar a verificação no lacre da garrafa ou no garrafão, checar se existe um rótulo apropriado e averiguar quais são as condições de higiene da embalagem.

Além do cuidado com a procedência da água, também devemos nos atentar quanto ao modo de armazenamento das formas de gelo e para a higienização da máquina de gelo. Para evitar a contaminação no freezer ou congelador, a forma deve ser protegida com filme plástico próprio para uso em alimentos ou sacos plásticos de primeiro uso.

Quanto às máquinas de gelo, as suas entradas de água devem passar por um sistema de filtração que esteja com a manutenção periódica válida. Estar atento à higienização também é preciso, para que não sejam colocados objetos estranhos em contato direto com o gelo produzido. No uso de gelos em pacotes industrializados, verificar o rótulo do produto é essencial, este deve informar a potabilidade. Também é de extrema importância solicitar semestralmente, as análises de potabilidade do gelo ao fornecedor, além de sua licença sanitária de operação.

Fonte: Food Safety Brazil.