Importância da troca de refil do purificador
Nada melhor do que ter uma água fresca para beber quando se tem vontade. Mas, tão importante quanto tê-la, é saber que ela tem qualidade para ser ingerida. A filtragem da água que bebemos é muito importante, afinal, desde a fonte até nossa casa ou estabelecimento, a água acumula impurezas – como bactérias e partículas de metais pesados – que podem causar sérios riscos à saúde.
Essas substâncias costumam ser retidas pelo filtro dos purificadores de água, mas você sabe a importância desta troca ser feita regularmente para manter a qualidade de consumo?
Os purificadores tratam todos os resíduos considerados impróprios para o nosso consumo e que estão contaminando a água. Os filtros possuem sistema de purificação para as seguintes funções:
– Retirada de sólidos suspensos: como argila, areia, algas e outras impurezas;
– Retenção de contaminantes microbiológicos: bactérias, vírus, cistos;
– Retenção de elementos químicos: como o cloro, a geosmina, fluoreto, metais pesados, alumínio, removendo sabores e odores.
Há quem pense que ao instalar um filtro em casa está livre de todos os males que podem chegar pela água, porém, a compra do filtro é apenas o primeiro passo. Acontece que com o passar do tempo e a retenção frequente das impurezas, os filtros ficam saturados e necessitam de troca.
O prazo de troca costuma ser estabelecido pelo fabricante do produto, podendo variar entre três e seis meses. No entanto, alguns sinais podem mostrar que o filtro deve ser trocado, como por exemplo, a diminuição do volume de água na torneira. Além claro, de possíveis mudanças na cor, odor e até mesmo sabor do líquido.
