Perigo em casa: produtos de limpeza não devem ser misturados
É muito comum as pessoas acreditarem que, quanto mais produtos de limpeza usarmos, melhor será o resultado da limpeza. Porém, essa atitude pode ser muito perigosa.
Com a chegada da pandemia do Covid-19 a preocupação com a limpeza e desinfecção dos ambientes aumentou entre todos e com isso também vieram alguns problemas. Por mais que dois ou mais produtos funcionem muito bem, isso não significa que misturá-los vai potencializar o efeito. Pelo contrário, pode trazer risco para saúde, porque essa prática pode provocar reações químicas perigosas. Além disso, pode anular as propriedades de limpeza dos produtos.
Para evitar esses problemas, listamos algumas misturas de produtos de limpeza que você nunca deve fazer.
- Água sanitária e outros produtos de limpeza
Produtos como desinfetantes, detergentes, limpa vidros e outros não devem ser misturados com a água sanitária, pois esta tem como ingrediente ativo o hipoclorito de sódio, que quando misturado com esses itens, leva à formação de cloroaminas, que prejudicam as vias respiratórias.
- Água sanitária e álcool
A combinação dos dois produtos produz clorofórmio e ácido muriático, que podem prejudicar o sistema nervoso, bem como pulmões, rins, fígado, olhos e pele.
- Água sanitária e vinagre
O vinagre funciona muito bem como um agente de limpeza, porém quando combinado com a água sanitária formam vapores tóxicos, que podem causar ardência nos olhos, problemas de respiração e acesso de tosse por irritar as vias respiratórias.
- Vinagre e bicarbonato de sódio
O vinagre é ácido e o bicarbonato é alcalino. A combinação torna a mistura sem utilidade. E se combinada em um recipiente fechado, pode causar uma explosão.
- Vinagre e água oxigenada
A mistura destes dois produtos resulta no ácido peracético que, em altas concentrações, pode irritar a pele, os olhos e o sistema respiratório.
Para manter a sua segurança, nunca misture produtos de limpeza. Cada um tem seu poder de limpeza separadamente. Vale a pena lembrar que você deve manter todos esses produtos fora do alcance de crianças e animais e que as embalagens nunca devem ser reutilizadas.
Fonte: Anvisa / Agência Senado / Portal UOL
Por Isabela Santos