Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Práticas de sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade está em alta e é um dos assuntos mais discutidos atualmente. Uma empresa verdadeiramente sustentável é, basicamente, aquela que consegue desenvolver-se sem provocar danos ambientais e sociais, além de contribuir para a sociedade em que está inserida. Muitos acreditam que as gerações futuras tenderão a dar mais apoio a esse tipo de gestão sustentável, por isso a importância das empresas se atualizarem e começarem a se preocupar com o assunto.

Longe de ser apenas uma jogada de marketing, a prática apresenta resultados tanto para a empresa quanto para a sociedade. Apesar disso, é importante lembrar que ações positivas cooperam para bons índices de saúde da marca.

Entre as práticas relacionadas à preservação do meio ambiente e de processos sustentáveis, estão:

• Implementação de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;
• Uso consciente da água e da energia elétrica;
• Coleta seletiva;
• Desenvolvimento de programas de inclusão social na comunidade;
• Programas de reciclagem;
• Uso consciente dos recursos naturais;
• Reutilização de matéria-prima;
• Não poluir o solo com produtos da empresa;
• Projetos educacionais referentes a preservação do meio ambiente;
• Descarte de esgoto e resíduos de forma correta;
• Não praticar trabalho escravo, infantil ou forçado.

A partir dessas ações, a organização consegue notar as vantagens do desenvolvimento sustentável, que são muitas, entre elas:

• Crescimento do bem-estar com a preservação do meio ambiente;
• Imagem positiva, contribuindo para a credibilidade e confiança junto aos consumidores, fornecedores e investidores;
• Vantagem competitiva e diferenciação de mercado, abrindo espaço para a expansão de nichos;
• Redução nos custos de produção, que consequentemente, geram economia nos processos da empresa;
• Satisfação e aumento da produtividade do colaborador por estar em um lugar que respeita a ele, os colegas, a comunidade e ao meio ambiente.

Se, por um lado, o empreendedor está buscando ou deveria encontrar soluções sustentáveis para o seu negócio, por outro, o consumidor está cada vez mais exigente e consciente, buscando por produtos que garantem a sustentabilidade.

Por isso, movimentos importantes ocorrem no mundo todo em relação à forma como empreendedores concebem e incorporam princípios de sustentabilidade em seus negócios.

Fonte: IBC Coaching / Bom dia Brasil – TV Globo / Sebrae / Blog VGR Resíduos