Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria

Os estabelecimentos de hospedagem recebem diferentes públicos diariamente, e foi um dos setores que mais foi afetado pela pandemia do Coronavírus. Por esse motivo – e para evitar que novos casos de doenças apareçam – é necessário uma maior preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria e todos seus ocupantes.

Todos sabem que a má qualidade do ar interno pode ser extremamente prejudicial para a saúde das pessoas e sabendo disso, se você é proprietário de um hotel, pousada ou hostel, precisa se manter atento.

Por isso listamos algumas dicas que podem te ajudar a manter a boa qualidade do ar no seu hotel.

• Permita que o ar circule no ambiente
Ter uma localização correta das entradas de ar e longe de focos de poluição externa são algumas das estratégias para manter a qualidade do ar saudável. As janelas abertas colaboram para a entrada do sol e vento em todos os cômodos.

• Mantenha o local sempre limpo
Básico, mas é fundamental em qualquer estabelecimento que tenha grande circulação de pessoas.

• Mantenha os aparelhos de ar condicionado limpos e com a manutenção em dia
De acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade dos locais fechados como hotéis, empresas, escolas e até hospitais tem ar de má qualidade. Essa baixa qualidade é causada, principalmente, pela má higienização dos aparelhos de ar condicionado e pela falta de controle periódico sobre as possíveis fontes de contaminação.

As normas técnicas de renovação do ar têm uma contribuição enorme e positiva para a qualidade de vida de pessoas. No Brasil, o setor é normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Por isso, atente-se à Norma Brasileira 16401 para hotéis.

Em todos os ambientes de uso público e/ou coletivo, a renovação do ar no ambiente é fundamental para garantir a saúde e qualidade de vida dos ocupantes. A Norma Brasileira 16401 define e organiza alguns parâmetros acerca dos projetos para sistemas de ar-condicionado centrais e unitários.

Ela entrou em vigor em 2008 e é dividida em 3 partes: Projetos das instalações, Parâmetros de Conforto Térmico e Qualidade do ar interior.

Fonte: Revista Hotéis / Revista Hotel News / Portal Sicflux