Atendimento ao Cliente

RJ: (021) 2613-1636 | (021) 2622-8163 / SP: (011) 3237-5026

Panorama

Faça aqui a sua busca


Tudo que você precisa saber sobre a água contaminada do Rio de Janeiro

Separamos informações essenciais para você ficar informado sobre a situação da água contaminada do Rio de Janeiro.

Desde o início do mês de janeiro, os cariocas estiveram reclamando da qualidade da água de suas casas. Os moradores, principalmente das zonas norte e oeste, constataram que a água estava turva, com um gosto ruim e, em alguns casos, com um odor forte.

A ingestão dessa água contaminada fez com que muitas pessoas passassem mal, e de acordo com a Secretaria de Saúde, os casos de diarreia, vômito e outras doenças, como a gastroenterite, dobraram em algumas unidades de pronto atendimento. Apesar desse aumento ter acontecido após essa mudança na qualidade da água, a Secretaria de Saúde também afirmou que ainda é cedo para associar os dois acontecimentos.

No dia 9 de janeiro, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) liberou uma nota, na qual afirmava que a água estava contaminada com uma substância chamada Geosmina, mas que estava própria para consumo.

Como se deu o processo de poluição da água contaminada do Rio de Janeiro?

O Rio Guandu é responsável pela maior parte do abastecimento hídrico do Rio de Janeiro e, por conta da degradação das matas ciliares que ficam em torno de suas margens e do alto grau de precipitação da água da chuva da estação, há uma perda significativa da capacidade de infiltração da água no solo, o que, consequentemente, permite um escoamento superficial de partículas que diminuem a qualidade da água. Unidos, esses fatores acabam resultando no desequilíbrio do ecossistema.

A Geosmina é uma substância orgânica produzida através de algas, ela pode causar alterações no cheiro e na cor da água. De acordo com estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Geosmina só é prejudicial a partir de 75 miligramas por litro. Ainda não se sabe qual é a quantidade dessa substância que está presente na água contaminada do Rio de Janeiro, porém é bom ficar alerta e evitar que ela seja consumida.

A responsabilidade da água contaminada do Rio de Janeiro também é sua.

Essa degradação das matas em torno do Rio Guandu também é decorrente da poluição humana. É muito comum encontrar objetos como móveis abandonados nas margens do rio e isso contribui de forma direta para a poluição. Por isso, é importante que todas as pessoas desenvolvam uma consciência ambiental e busquem cuidar da natureza. É verdade que o ser humano desenvolveu formas de controlar o meio em que vive, mas não aprendeu a criá-lo. Vivemos em um sistema cujos recursos são finitos.É importante lembrarmos que todas as nossas atitudes exigem consequências. O lixo acumulado polui a água e ajuda a proliferar doenças. O esgoto despejado no rio inviabiliza a captação de água para consumo humano e mata os peixes. Os carros poluem o ar, o que pode afetar diretamente no desenvolvimento das crianças e intensificar o aquecimento global. Nós somos responsáveis por todas as atitudes que tomamos, então vamos pensar juntos em como cuidar do meio ambiente.

Como a água contaminada do Rio de Janeiro pode afetar sua vida.

De acordo com o Instituto de Microbiologia da UFRJ, o aumento de algas e bactérias na água contaminada não é capaz de explicar a turvação da água e que, mesmo que a geosmina, na quantidade atual, não seja nociva ao consumo humano, ela favorece a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde. Apesar da declaração da Cedae de que a água contaminada do Rio de Janeiro está própria para consumo, o ideal é evitá-la e substituí-la por água mineral engarrafada. Para uso doméstico, deve-se tomar algumas precauções, como a utilização de filtros nas torneiras, a higienização de caixas d’águas e cisternas com os devidos sanitizantes e proporções adequadas, realizar a cloração da água após a higienização do reservatório e a utilização de água fervida.

Nem toda água mineral é apropriada para substituir a água contaminada do Rio de Janeiro.

Nesse caso da água contaminada do Rio de Janeiro, o ideal para o consumo é buscar pela água mineral, pois, além de hidratar com qualidade, ela também carrega uma série de minerais que contribuem para o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo. Porém, é necessária muita atenção na aquisição da água mineral. O primeiro cuidado é conferir se a distribuidora é licenciada pela Vigilância Sanitária. Fatores como a validade e o modo de conservação da água também são importantes.

Por que é importante contratar uma empresa especializada para evitar contato com a água contaminada do Rio de Janeiro.

Para evitar o contato com a água contaminada do Rio de Janeiro, é importante contar com um serviço especializado em análises de água. Nós, do Grupo Mattos e Mattos, fazemos esse serviço e contamos com análises seguras e de qualidade, pensando sempre no melhor para você e sua família. Os testes caseiros não são totalmente confiáveis, então, quando precisar verificar se sua água está contaminada ou não, conte com os serviços do Grupo Mattos e Mattos.