Vírus X Bactéria: qual a diferença?
Você sabe a diferença entre vírus e bactérias? A principal diferença está na forma como se desenvolvem no organismo.
As bactérias são autossuficientes, tendo tudo que precisam para viver nelas mesmas, com isso, podem se dividir e se multiplicar facilmente. Elas nem sempre são prejudiciais, algumas são vitais para a saúde humana, como as que compõem a flora intestinal e auxiliam na digestão.
Já o vírus é acelular e não é nada sem um hospedeiro. Precisa das células do corpo de um ser vivo para se desenvolverem, multiplicando-se na medida em que contamina outras células.
Ambos os microrganismos agem de forma semelhante no corpo humano, já que ao se multiplicarem dentro dos organismos, provocam uma reação do sistema imunológico. Porém, entre as diferenças está o fato dos vírus sofrerem mais mutações, ou seja, apresentam mais alterações genéticas ao longo do tempo, dificultando o combate.
Por falar nisso, o tratamento das doenças virais e bacterianas também são diferentes. Quando a pessoa já está contaminada e com a doença em manifestação, é recomendado o uso de antibióticos, para as bactérias. No caso dos vírus, por possuir uma diversidade genética maior, é mais difícil um único remédio que anule a replicação, por isso é necessária a combinação de vários, nos chamados “coquetéis”.
Tanto para bactérias como para vírus, é possível desenvolver vacinas, que em sua maioria, funcionam apenas como prevenção para evitar um problema, não para combatê-lo.
Doenças causadas por vírus e bactérias:
Algumas pandemias, epidemias e endemias dos últimos anos, foram causadas pela ação dos vírus. Entre as doenças estão o Covid-19, ebola, sarampo, H1N1, caxumba, catapora, HIV e febre amarela. Enquanto isso, as bactérias são responsáveis por enfermidades como pneumonia, tuberculose, leptospirose, gonorreia, sífilis e hanseníase.
Fonte: Portal Terra / Revista Galileu / UOL / Guia do Estudante